domingo, 22 de novembro de 2015

Aeromodelos

Como Voar
Vamos dividir o assunto em quatro partes: aeromodelo, motor, rádio e acessórios. Afinal,
em última análise aeromodelismo são essas quatro coisas.
Antes, porém, vamos esclarecer duas indagações bastante freqüentes de pessoas
interessadas em iniciar-se no aeromodelismo: qual à distância que o transmissor mantém o avião
sobre controle e qual a velocidade do aeromodelo.
O rádio mantém o controle do aeromodelo a uma distância de até 2.000 metros. Em
outras palavras, o aeromodelo é capaz de alcançar e atravessar as nuvens. Quanto à velocidade,
os aviões para iniciantes (trainers) atingem velocidades um pouco superiores a 100 km/h. Os
mais velozes são os jatos que ultrapassam os 400 km/h.
Os aeromodelos podem ser asa alta, asa média ou asa baixa. As asas podem ser simétricas
ou assimétricas. Podem ser grandes ou pequenos. Com a fuselagem construída em madeira balsa,
compensado ou fibra de vidro. Com a asa feita com nervuras de balsa (estrutural) ou com isopor
chapeado.

Os motores podem ser grandes ou pequenos, embuchados ou rolamentados, ABC ou
anelados, dois tempos ou quatro tempos e existem diversas marcas.
Os rádios são constituídos pelo conjunto transmissor, receptor, cristais, servos e baterias
do transmissor e do receptor. Possuem de dois a oito canais e são de freqüência AM, FM ou
PCM.


O Aeromodelo
Aeromodelos asa alta são aqueles cuja asa fica acima da fuselagem. Pelo fato de
possuírem a tendência de ficarem "em pé" quando se larga todos os comandos são os mais
recomendados para quem quer se iniciar no aeromodelismo, muito embora, como explicaremos
adiante, não basta o avião ser asa alta para ser um bom trainer (aeromodelo treinador para
iniciantes), é necessário que possuo mais algumas características.

Asas simétricas são aquelas cujo bordo inferior possui o mesmo perfil do bordo superior,
ou seja, quando essa asa é vista de lado (em um corte transversal), o perfil do bordo debaixo é
igual ao do bordo de cima. Com esse perfil a asa puxa para cima com a mesma força que puxa
para baixo e por essa razão é a asa utilizada e aeromodelos (e aviões reais) acrobáticos e aqueles
feitos para andar em altas velocidades.

Asas assimétricas são aquelas em que a curvatura (o perfil) em cima é distinta da
curvatura em baixo. Ou a parte de cima tem mais curvatura, ou a de cima possui curvatura e a
parte de baixo é completamente reta.
Esse último tipo de perfil de asa, com curvatura em cima e reta embaixo é o perfil ideal
para o aeromodelo trainer. Isso pela razão de que essa asa possui grande sustentação

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