domingo, 22 de novembro de 2015

Teologia

O livro era reconhecido como sendo
já autorizado, por todos que o liam. Disse Hilquias a Safã: “Achei
o Livro da Lei na casa do Senhor” (II Rs. 22:8). Safã leu o livro diante
do rei Josias, que imediatamente rasgou suas vestes e ordenou uma
consulta ao Senhor a respeito das palavras do livro, dizendo “Grande
é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós, por quanto nossos pais não
deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo quanto de
nós está escrito” (II Rs. 22:13). Josias ajuntou o povo e leu diante dele
o livro (II Rs. 23:1-2). Semelhantemente, o registro de Neemias 8 não
é o da canonização de um livro. É claro que Esdras considerava o
livro já canônico, caso contrário não teria feito tanta questão de lê-lo
na assembléia solene do povo, que tinha a mesma opinião, pois pediria
a Esdras que o lesse (Ne. 8:1-3) e, “abrindo-o ele, todo o povo se pôs
em pé”, como evidência dessa autoridade. Sua aceitação era apenas
o reconhecimento de uma autoridade já existente. A leitura teve por
objetivo a instrução do povo. teologia da salvação
3. No Antigo Testamento não há registro da aceitação formal pelo
povo de nenhum dos livros pertencentes à segunda e terceira divisões
do cânon. Não obstante, esses livros eram evidentemente considerados
canônicos. Fosse imprescindível ou a aceitação pelo povo,
ou o endosso oficial pelos escribas para a canonização dos livros, o
registro de tal ato seria uma parte importante de cada livro ou, pelo
menos, de cada divisão de cânon. Mas não existe nenhum registro
dessa natureza. A explicação óbvia é que os livros eram reconhecidos
como canônicos desde o princípio.” – Raven
As Escrituras do Antigo Testamento são chamadas, dentre outros títulos,
de “a lei dos profetas” (Mt. 22:40; At. 13:15; Rm. 3:21).

(1) A Lei.
a. Aceitação demonstrada pelo lugar recebido no templo.
(a) Tábuas da lei preservadas na arca da aliança.
Dt. 10:5 – Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali
estão, como o Senhor me ordenou.
(b) Livro da lei conservado pelos levitas ao lado da arca.
Dt. 31:24-26 – Tendo Moisés acabado de escrever integralmente as palavras des-
A Doutrina das Escrituras
4 TEOLOGIA ELEMENTAR
ta lei num livro, deu ordem aos levitas que levaram a arca da aliança ao
Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da
aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra
ti.
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(c) Escrituras achadas no Templo, nos dias de Josias.
II Rs. 22:8 – Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o
livro da Lei na casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, e este
o leu.
b. Aceitação demonstrada pelo reconhecimento de sua autoridade.
(a) a Lei devia ser lida na presença do povo cada sete anos.
Dt. 31:10-13 – Ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, precisamente
no ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o
Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que este
escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel. Ajuntai o povo, os homens,
as mulheres, os meninos, e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade,
para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e cuidem de
cumprir todas as palavras desta lei; para que seus filhos, que não a souberam,
ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias
que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão, para o possuir.
(b) O povo era exortado a obedecê-las. oque é teologia

II Cr. 17:9 – Ensinaram em Judá, tendo consigo o livro da lei do Senhor, percorriam
todas as cidades de Judá, e ensinavam ao povo.
(c) O rei devia ter uma cópia para regular suas decisões.
Dt. 17:18-20 – Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá
para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes.
E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que
aprenda a temer ao Senhor seu Deus, a fim de guardar todas as palavras
desta lei, e estes estatutos, par os cumprir. Isto fará para que o seu coração
não se eleve sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento,
nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias
no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.

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